NUMEROLOGIA CABALÍSTICA OU PITAGÓRICA?

NUMEROLOGIA CABALÍSTICA OU PITAGÓRICA?
Esta é uma duvida frequente inclusive entre Numerólogos, Numerologia Cabalística ou Pitagórica?

Pitágoras foi um dos maiores filósofos e matemáticos, nascido na Grécia 580 anos A.C.

A Numerologia Cabalística, porém, vem de 10000 anos, do Egito e da Babilônia. A ciência dos números com seu conteúdo místico e esotérico foi ensinada nos templos do Egito e da Ásia e serviu como base espiritual muito antes de Pitágoras.

Na realidade, não existe nenhuma comprovação real de que Pitágoras, tenha desenvolvido qualquer tipo de teoria ou estudo a respeito da numerologia, tanto que hoje alguns a denominam simplesmente como numerologia exotérica.

Sabe-se que os hebreus já a usavam a numerologia desde o século XII A.C. e que seus fundamentos tiveram origem na Cabala, principal tradição dos mistérios judaicos, que busca explicar a organização do mundo em suas leis espirituais e materiais.

Segundo a Cabala, os números derivam do nome de Deus (em hebraico).

Enquanto a Numerologia Pitagórica quantifica as letras pela sua grafia ao Alfabeto hebraico; atribuindo valores de 1 a 9 a cada letra do alfabeto latino iniciando pela letra A.

A Cabalística quantifica os sons de cada letra e possui uma tabela maior e mais complexa e completa; que se associa nas articulações do som e suas nuances, ou mais precisamente a vibração de cada letra.

A Cabala possui várias divisões e técnicas dentre elas a GEMATRIA é uma técnica pela soma-se as letras de uma palavra ou nome; isto só é possível porque, no alfabeto hebraico, as letras são também números; para se extrair um número que a represente.

Simplificando, podemos afirmar que a gematria é a forma judaica/cabalística de numerologia a qual só faz sentido se aplicada ao alfabeto hebraico.

Não há porque se fazer aproximações ou adaptações do hebraico para outra língua, pois a língua hebraica tem seus próprios sons, e não abrange sons e letras do alfabeto latino.

Daí que o uso da gematria para quem não é judeu ou desconhece o hebraico seria o mesmo que tentar adaptar o alfabeto japonês para extrair cálculos na língua portuguesa; um disparate.

Sendo a cabala, e consequentemente a gematria, objeto de estudo de místicos de todas as filosofias, nacionalidades e credos, inicialmente usava-se o equivocado método de aproximação entre o hebraico e outras línguas para se fazer a conversão das palavras e nomes em números, e assim interpretá-los, este é o exato conceito da Numerologia dita Pitagórica ou Exotérica.

Como este método logo se mostrou frustrante e artificial, principalmente porque sons e letras do alfabeto latino/romano tinham de ser omitidos, já que não havia correspondentes em hebraico.

Naturalmente se aproveitou o princípio da gematria, ou seja, a unificação entre letras e números típica do alfabeto hebraico; a base da gematria que é uma das bases da cabala em si.

Assim surgiu o conceito da Numerologia Cabalística, um conhecimento esotérico ocidental e voltado para o alfabeto latino/romano.

Só há uma numerologia; independente do nome complementar que se utilize, que é a numerologia que se fundamenta nas tradições Cabalísticas.

“SÓ VOCÊ PODE MUDAR SUA VIDA”



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.